por Fernando Zorzal
Preparei
a oficina de sonoplastia pensando no conceito de paisagem sonora, ou seja,
refletindo sobre o universo de sons que rodeiam o dia a dia de nossas vidas. Para os adolescentes, busquei mostrar os detalhes sonoros no mundo da música e
da canção e como aplicamos este conhecimento com outros assuntos. Foi discutido
aspectos do som como timbre, elementos musicais e sua relação com temáticas
diversas.
Fernando Zorzal conversa com o 5º ano A sobre o universo dos sons que rodeiam nosso cotidiano.
Porque
a Marcha Fúnebre de Frédéric Chopin tem essa ideia de velório? Temos a tradição
de utilizar essa música para identificarmos este momento triste, mas existem
características sonoras que nos levaram a isso. Por exemplo, a Marcha tem um
andamento muito parecido com um cortejo-procissão de um funeral e uma melodia
triste, condizente com o sentimento de quem enterra seus amigos e familiares.
A
partir dessa reflexão, pudemos perceber a importância que a escolha adequada do
BG musical tem para uma locução radiofônica. Foi introduzido o conceito de
jingle e spot, e iniciamos uma atividade de elaboração de spot fictício para
uma padaria do bairro, sem muito interesse pelos alunos.
Para
os pequeninos do 5 ano, tivemos uma reflexão sobre o enredo da novela “O “Auto
da Compadecida”. Esta atividade teve como intuito servir de ponte entre a
conceituação e a gravação da novela.
Buscamos
discutir o ambiente onde o enredo se desenrola através da conceituação dos
seguintes parâmetros: contextos histórico, geográfico, ambiental e cultural.
Bem, a dificuldade maior foi frear a criançada com qualquer descoberta sonora
que vinha a boca, mas acho que o saldo foi positivo.
Após
pensarmos em quais sons utilizaríamos, chegou a vez de discutir como faríamos.
Aqui utilizei como exemplo o vídeo de um artista “Foley”, um sonoplasta do
cinema atual, que tem a função de recriar em estúdio os efeitos sonoros das
cenas cinematrográficas.
Este
vídeo foi fundamental para se ter uma noção da criação e execução do artista dentro
do estúdio. Assim, fizemos uma breve lista de materiais necessários e os
devidos “sonoplastas mirins” que atuariam nas gravações.
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