terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Sonoplastia para a peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.


     
As oficinas ministradas em julho pela equipe do Vice Verso foram encerradas com a participação do músico e compositor Juliano Rabujah, responsável pela produção de áudio do projeto. O foco desse encontro foi identificar as potencialidades sonoras da obra  Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, a fim de criar a sonoplastia do rádio-teatro que estamos gravando. 


Ana clara, do 5º ano, tenta improvisar o barulho de um sino utilizando um copo e um prego.

A partir da leitura do 1º ato da peça, propusemos que xs alunxs reproduzissem os sons do texto a partir das mais diversas ferramentas disponíveis na escola e dos objetos trazidos de casa.


Captando o som da porta da igreja rangendo.

Testando a captação do som pelo microfone.

No computador, xs alunxs puderam observar como o som chega ao computador e é gravado.

Abaixo, confira o depoimento de Juliano Rabujah sobre a experiência com xs alunxs da EMEF Prezideu Amorim: 

Foi muito gratificante ver meninos e meninas tão jovens e tão interessados pelo “fazer rádio”, por música e por teatro. A princípio achei que teria alguma dificuldade, já que eu abordaria algo mais conceitual sobre as questões de áudio que envolvem uma rádio. Também a idade dos meninos poderia ser um empecilho para a abordagem de alguns conceitos. No entanto, foi notório o interesse e atenção dos meninos. Houve uma ótima interação e acredito que o aproveitamento foi o melhor possível. Eu gosto de brincar e eles responderam bem às minhas brincadeiras. Acredito que tenha feito amigos ali. Me senti acolhido por eles e ao mesmo tempo notei que esperavam de mim algo, algum relato, experiência, conhecimento que pudesse contribuir para a vivência deles na Rádio Escola. Ao final foi tudo perfeito, tendo apenas um pesar sobre o tempo não ter sido o suficiente para mais momentos de descontração e brincadeiras, assim fazer compreender e vivenciar mais os conceitos apresentados.

Deseja conhecer mais sobre a Rádio Escola No Ar na EMEF Prezideu Amorim? Siga-nos no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário