quinta-feira, 16 de julho de 2015

Oficina de Vídeo na Rádio Escola no Ar - EMF Prezideu Amorim

No mês de julho, o Vice Verso está em férias da 104.7, mas continuamos na Rádio Escola no Ar compartilhando saberes com a moçada da EMF Prezideu Amorim. A Oficina de Vídeo foi a primeira num ciclo de 9 encontros, cujo objetivo é empoderar ságalera no trato com  alguns brinquedinhos tecnológicos & sonorocorporais.

Iuri Galindo, oficineiro de vídeo, Ademir, Nicole e Daniela.

Iuri Galindo, o rapaz do audiovisual, trabalhou alguns conceitos básicos na tentativa de os adolescentes possam utilizar os celulares na produção de vídeos. Ainda conversaram sobre resolução de imagens, razão, frame rate e algumas noções de fotografia. 

 Após um papo teórico, xs adolescentes saíram pela escola aplicando esses saberes na prática

Celulares apontados para o mundo, hora de transformar teoria em prática! Assim, saíram pelo pátio registrando o cotidiano escolar.
Já na oficina com a crianças, Iuri filmou nossa atividade de leitura dramática do Auto da Compadecida, peça teatral em processo de adaptaçãocom as crianças do 5º ano.

Abaixo, confira as impressões do Iuri Galindo após essa experiência:


Uma coisa que sempre achei problemática nas escolas, em geral, é a falta de matérias que incentivem a criatividade das crianças e adolescentes, por isso fiquei muito feliz com o envolvimento de toda a equipe Vice Verso no projeto Radio Escola no Ar.

Para a primeira oficina, tive um pouco de dificuldade em preparar o material de introdução ao assunto, mas o maior desafio foi trabalhar uma linguagem adequada ao público. É um pouco complicado explicar os fundamentos do vídeo porque a maioria dos conceitos técnicos são virtuais, então a melhor forma de compartilhar isso foi criando metáforas e aplicando-as em situações cotidianas.

Logo no primeiro contato com os adoelscentes, pude perceber uma vontade enorme de consumir cultura. Senti durante toda a oficina que todos estavam envolvidos e, mesmo quando houve conversa entre os alunos, consegui aplicar os conhecimentos da matéria - o que me deixou bem feliz, pois pude perceber que eles estavam absorvendo o conteúdo.

A segunda parte da oficina foi prática, sugeri que saíssem com seus celulares pela escola e fizessem um vídeo de um minuto. Nessa hora, consegui passar algumas dicas práticas para melhorar a qualidades das imagens e conhecer um pouco mais do olhar deles para planejar as próximas oficinas.

Na última parte, foi proposto que cada um editasse suas respectivas imagens. Infelizmente, essa etapa não foi realizada porque os computadores da escola não atendem aos requisitos dos softwares de edição de vídeo. Então, tive que finalizar a oficina e liberei os alunos mais cedo.

Ficou uma vontade de fazer mais. Sei que eles têm muito potencial e quero explorar isso. Quero aproveitar as outras oficinas que serão dadas pelos demais integrantes do Vice Verso e fazer uma mini produção audiovisual, distribuindo funções que se adequem a cada personalidade, como: cinegrafista, editor, diretor, diretor de áudio e diretor de fotografia. É um projeto que exige trabalho, mas tenho certeza de que todos os envolvidos se dedicarão para a realização do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário