segunda-feira, 13 de julho de 2015

Diário de bordo da Rádio Escola no Ar - parte VII.I

Os adolescentes

Dionastan, Ademir, Nicole, Mariana, Daniela e Duana Peixoto - Literalmente, uma turminha do barulho


Se você estava curiosx para conhecer a nossa galera, taí. Sorrisos escancarados e mais uma semana aprendendo a voar nas ondas do rádio. Abaixo, Duana Peixoto fala sobre como foi o 7º encontro com essa galera, literariamente, do barulho!



Esta aula foi organizada para conseguirmos entrar no ar novamente. Os alunos, durante a semana, terminaram o roteiro e nos enviaram por e-mail para já chegarmos na aula com a correção feita, agilizando nosso tempo. Durante a revisão, pontuamos os desvios gramaticais e a necessidade de padronização desse tipo de texto. Além disso, a partir da playlist elaborada por eles, indicamos algumas músicas e artistas que dialogam com as escolhas feitas a fim de ampliarmos o repertório musical dos nossos futuros radialistas.


O encontro começou com uma conversa sobre o nosso próximo roteiro/programa, que será sobre o Tim Maia. Eles levaram na semana passada CDs com alguns discos do Tim, no entanto, somente um aluno escutou. Apesar disso, conversamos um pouco sobre a história, fases da carreira do músico, sobre o funk anos 80/90 e passamos uma atividade de pesquisa biográfica para trazerem na próxima aula. Em seguida, fizemos a releitura do roteiro com as correções, ouvimos as indicações e treinamos a apresentação. Infelizmente, o tempo não foi suficiente para que entrássemos no ar; mas como eles estavam empolgados, combinamos de fazer esse programa piloto no recreio da tarde.

No recreio da tarde...


Ademir e Luiza no comando

Entramos no ar no horário do recreio! Os quatro alunos foram liberados mais cedo das aulas para conseguirem chegar a tempo de passar o roteiro mais uma vez e, como ainda não aprenderam a mexer nos equipamentos, eu que fiquei comandando o som.


Pontuo algumas questões que precisam ser observadas para a próxima vez:
  • Anotar o tempo das músicas para dar tempo de apresentar todo o programa, já que nesse tivemos que adiantar e quatro músicas ficaram de fora;
  • voltar a trabalhar a entonação;
  • preparar o roteiro no computador para não terem problema de compreensão da letra na hora da leitura ao vivo;
  • além dos casos técnicos, atentar ao tempo de lanche deles na hora do recreio.



A apresentação fluiu muito bem. Apesar do nervosismo da estreia, conseguiram se atentar aos pontos que indicamos durante as aulas; e foi interessante observar como eles avaliaram, depois que desligamos tudo, a forma como cada um se colocou, pontuando principalmente o que devem melhorar. Como uma das alunas disse, “foi muito legal, mas temos que evoluir bastante, treinar mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário