Alô, alô leitores/ouvintes da Rádio Escola no Ar! Preparem-se para mais uma viagem a bordo deste diário radiofônico. Hoje, darei continuidade ao post passado em que prometi narrar os desdobramentos da oficina de roteiro com as crianças da EMF Prezideu Amorim.
Neste encontro, programamos as mesmas atividades que ministramos pros adolescentes: reescrita do roteiro, apresentação performática, e decantação (declamar canções) de Olhos coloridos e Ode aos ratos. Se para xs adolescentes essa leitura em voz alta foi majoritariamente rejeitada, o contrário se passou com as crianças. Tudo o que elas desejavam era pegar o microfone e ser poeta.
Com a reescrita do roteiro, aprendemos sobre a importância da organização do texto, da letra legível, da pausa na leitura, entonação, etc. Como tínhamos aparelho de som, fizemos uma escolha feliz ao transformarmos a aula num programa de rádio ao vivo. Levamos um pendrive com músicas para a abertura, BG (música de fundo) e formamos grupos com 2 apresentadorxs e 1 DJ. E assim, encarnando o texto e percebendo a música, vamos aprendendo a falar no rádio e a falar poemas.
Feitas essas atividades, lemos e depois escutamos as canções Olhos coloridos e Ode aos ratos. Já de cara a primeira foi reconhecida por muitxs, então, abrimos o debate sobre questões raciais no Brasil e, sobretudo, a respeito da beleza do cabelo Sarará. Inclusive, não sei se vocês se lembram, mas na atividade passada as meninas fizeram um autorretrato em que todas apareceram com cabelos lisos. Isso não poderia passar em branco, né?
Terminado o debate, lançamos o concurso de decantação para o próximo encontro. Xs alunxs escolheram um dos dois textos para leitura durante a próxima simulação do programa de rádio. Para nossa surpresa, Ode aos ratos, uma canção surper difícil, foi a top 5 entre xs pequenxs. Vejam que excelente exercício de trava-língua é o refrão:
Rato
Rato que rói a roupa
Que rói a rapa do rei do morro
Que rói a roda do carro
Que rói o carro, que rói o ferro
Que rói o barro, rói o morro
Rato que rói o rato
Ra-rato, ra-rato
Roto que ri do roto
Que rói o farrapo
Do esfarra-rapado
Que mete a ripa, arranca rabo
Rato ruim
Rato que rói a rosa
Rói o riso da moça
E ruma rua arriba
Em sua rota de rato
Explorando seu potencial lúdico, aproveitamos também para introduzir um pouquinho de Chico Buarque no repertório musical das crianças. Sou daquelas pessoas que acreditam no potencial delas e por isso seleciono textos desafiadores. É preciso parar de tomar o outro como idiota, já dizia Michel de Certeau. E acho que isso também se aplica às crianças.
Entonces, no próximo encontro faremos esse tal concurso de talentos . Será que elxs treinarão em casa? Será que trarão os textos? Será que conseguiremos construir uma programa de rádio com crianças de 10 anos? Eis o nosso desafio...
Aguardem...
Jamilla Ghil
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