sexta-feira, 3 de abril de 2015

She - com Dona Rosa



Pisadas, espezinhadas, ameaçadas. 

Desprotegidas e exploradas. 

Ignoradas da Lei, da Justiça e do Direito. 

Necessárias fisiologicamente. 

Indestrutíveis. 

Sobreviventes. 

 (Mulher da Vida, Cora Coralina, 1975)



Dia 11 de março, a palavra poética foi "She" – palavra inglesa que significa Ela. É também uma referência ao grande poeta concretista Pedro Xisto. Nesse poema a palavra inglesa “She” traz em si o "s" simbolizando a serpente - fazendo uma alusão ao  mito de Adão e Eva - e, ainda, contém dentro da mesma palavra o termo inglês "he", que em português significa "ele". Diante desse poema podemos perceber como o feminino abarca o poder da criação de todos os gêneros, da própria vida.

Dona Rosa

No último dia 8 de março foi comemorado o dia Internacional de Luta das Mulheres. Infelizmente é preciso acordar para o fato de que o Espírito Santo lidera o ranking dos estados com maior índice de violência contra mulher, isto é, em dois meses de 2015 suportamos 24 mulheres assassinadas no ES. Em contraponto a essa e tantas outras violências que as mulheres sofrem, nossa entrevistada foi a matriarca Dona Rosa - fundadora do grupo de Cultura Afro Kisile Jacaraípe e membro fundadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra.
 




No quadro 5 minutos, Wladimir Cazé, comentarista de Textos e traduções, falou sobre o poema O Corvo, de Edgar Alan Poe, e o desafio que se coloca ao tradutor para reconstruir a mesma emoção e forma de um poema em diversas línguas. Por fim, Aline Maria no quadro Quem conta um ponto aumenta um conto apresentou a obra Onde estaes felicidade, de Maria Carolina de Jesus, que escancara o sofrimento de tantas mulheres negras e miseráveis que lutam pela sobrevivência em nossas favelas. Uma resenha tão apaixonante que na semana seguinte fizemos um especial sobre a escritora.
 
Ouça





Canções e poemas

Mulheres do Brasil (Interpretação: Maria Bethania; composição: Joice)

Canção II (Interpretação: Verônica Sabino; poema de Hilda Hilst musicado por Zeca Baleiro, no disco Ode descontínua e remota para flauta e oboé - de Ariana para Dionísio)

Com licença poética (Interpretação: Aline Maria; autora: Adélia Prado)

Maria de verdade (Interpretação: Marisa Monte; composição: Carlinhos Brown)

Maria Maria (Interpretação: Milton Nascimento, do disco Clube da esquina II - 1978, composição: Fernando Brant e Milton Nascimento)

A bailarina (Interpretação: Paulo Autran;  poeta: Cecília Meireles)

Mulher segundo meu pai (Interpretação: Anelis Assumpção, do álbum Sou suspeita estou sujeita não sou santa – 2011; composição: Itamar Assumpção)

Soninha (Interpretação: Aline Maria; poeta: Viviane Mosé)

Prostituta (Interpretação e composição: Nega Gizza, do álbum Na Humildade - 2002)

Geni (Ópera do malandro, composição: Chico Buarque)

Mulher da vida (Interpretação: Karina Caetano; poeta: Cora Coralina – 1975, poema dedicado ao ano internacional da mulher)

8 de março (Interpretação e composição: Aline Maria)

Grávida (Interpretação: Marina Lima; composição: Arnaldo Antunes)

Prisão (Interpretação: Aline Maria e Karina Caetano; poeta: Cecília Meireles, 1956 – Livro Dispersos de Cecília)
Rainha (Interpretação e composição: Céu)
Sandália (Interpretação:  Karol Conka, participação de Rincón Sapiência)
Lança Perfume (Interpretação e composição: Rita Lee)


***************
Locução: Aline Maria e Fernando Zorzal, Produção de áudio: Juliano Rabujah, Design gráfico: Elvira Broetto, Imagens: Iuri Galindo, Revisora de linguagem: Luana Mattos, Mediadora escolar: Duana Peixoto, Produção: Jamille Ghil e Karina Caetano, Coordenação: Prof. Jorge Luiz do Nascimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário