sexta-feira, 10 de abril de 2015

Diário de bordo da Rádio Escola no Ar - parte I

El maestro  Jorge Luiz do Nascimento deu a fita, vocês têm que ir pras escolas!  Logo, o Vice Verso deu um passo afuera da Universidade Federal do Espírito Santo através do nosso curso de extensão Escola no ar: capacitação em rádio educativa com focos em Língua Portuguesa e Literatura

Dialogamos com crianças e adolescentes da EMF Prezideu Amorim (comunidade do Bonfim, Vitória/ES), entre 10 e 14 anos, atendidas pelo programa Mais Educação. Cada encontro é um novo desafio que nos faz mudar de estratégia, mas sem perder de vista o ponto de chegada: a formação de leitores sensíveis à  beleza da palavra.

Na teoria ficou tudo bonitinho, mas a prática é outro enredo. Trabalhar a Língua Portuguesa utilizando o rádio não tem mistério, mas e a Literatura? Como é que faz? É aí que entram a palavra cantada, a palavra falada e a leitura em performance. 

Pra compreender nossos passos, vocês poderão conferir aqui, semanalmente,  os diários de bordo de Jamille GhilDuana PeixotoEntão, é isso, pessoal! Segue abaixo o primeira relato.

Essa é a galerinha do 5º ano A, da EMF Prezideu Amorim


Meu primeiro dia de aula na EMEF Prezideu Amorim começou com uma rápida apresentação, tanto minha quanto dos alunos. Para eles, perguntei nome, idade e qual rádio costumavam escutar. É justamente na apresentação que logo descubro os que gostam de falar, os mais quietos, ainda tem os que sentem vergonha de expor seus gostos a partir da rádio que escutam e por ai vai. Bom, como já era de se esperar, predominou a segunda maior audiência do estado, a Jovem Tropical, mas também apareceram a Litoral, Jovem Pan, Mix, Líder e Universitária. 

Notei que muitos não sabem a frequência da rádio  escutada, memorizaram apenas o nome dela, o que mostra o quanto transitam pouco pelas emissoras, tendo limitadas referências de locução, vinhetas, spots, etc. A diferenciação que fazem das frequências é muito pelo estilo musical que eles ou os pais gostam. E esse, acho, é um dos maiores desafios quando tratamos sobre a criação de uma rádio escola, porque os alunos quase não reparam a possibilidade de divulgação das mais diversas informações e como elas podem ser abordadas de diferentes formas. 

Após as apresentações conversamos sobre Tim Maia, contei a história dele e eles me disseram o que já tinham ouvido falar. A primeira frase escutada nas duas turmas foi “é música de velho”, mais muitos conhecem uma música ou outra e sabem até cantar. Como o 5º ano já tinha estudado a biografia dele com a professora de Português, o papo rendeu mais com eles, que ficaram super empolgados para contar o que aprenderam. O curioso foi saber que muitos não sabem e/ou nunca viram um LP, confundindo até com o nome de um dos discos do Tim Maia.

Depois de apresentar, conversar, cantar… fomos para a primeira atividade de roteiro. Cada um recebeu uma folha de exercício com um roteiro pré-montado para preencher as lacunas em branco e  fazer um desenho de como se imaginavam. Assim, a aula foi encerrada com essa atividade. 

Bom, fica ai com um vídeo do Tim Maia cantando um dos seus sucessos que foi rapidamente reconhecido pelos alunos!

Duana Peixoto
Monitora de rádio


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