Saudações ouvintes da Rádio Escola no Ar, digamos, leitorxs. Hoje falaremos sobre duas experiências distintas com nossas crianças e adolescentes: a apresentação do programa Especial Manuel Bandeira e a elaboração do roteiro. O projeto começa a ganhar corpo, já conhecemos melhor xs alunxs e a experiência de transformar uma rádio escola num espaço de Educação Literária toma contornos reais.
As crianças
Como estão trabalhando o gênero poema nas aulas de Português, decidimos elaborar um especial sobre Manuel Bandeira. É recomendável conciliar os temas/pautas da rádio com o currículo escolar, pois dessa forma a aprendizagem ganha sentido porque é posta em prática.
Optamos por entregar o roteiro pronto com o intuito de focar, inicialmente, no que chamamos leitura em performance, destacando aspectos como: fluência na leitura (ritmo), pronúncia das palavras e, claro, a compreensão dos textos valendo-se também das características sonoras próprias de cada poema selecionado. Tudo isso de maneira lúdica e envolvendo o máximo de pequenxs na "brincadeira".
Optamos por entregar o roteiro pronto com o intuito de focar, inicialmente, no que chamamos leitura em performance, destacando aspectos como: fluência na leitura (ritmo), pronúncia das palavras e, claro, a compreensão dos textos valendo-se também das características sonoras próprias de cada poema selecionado. Tudo isso de maneira lúdica e envolvendo o máximo de pequenxs na "brincadeira".
Nesta atividade, nossos objetivos foram:
1º) Apresentar a biografia de Manuel Bandeira por meio duas obras: a autobriografia Itinerário de Pasárgada e o filme O habitante de Pasárgada.
2º - escutar o próprio Manuel Bandeira recitando seus poemas. Ficam aqui duas sugestões de escuta:
3º - dividir as falas do roteiro entre apresentadorxs e poetas, tendo estxs últimxs a função de recitar os poemas durante o programa;
4º - já identificar aquelxs que gostariam de atuar na parte técnica, como o manuseio do programa de playlist ZaraRádio.
A oficina
Tendo em vista que já estudaram os gêneros biografia e autobiografia, esse programa também serviu para selar a aprendizagem, incorporando-os a uma prática lúdica e de apropriação da linguagem.
Tendo em vista que já estudaram os gêneros biografia e autobiografia, esse programa também serviu para selar a aprendizagem, incorporando-os a uma prática lúdica e de apropriação da linguagem.
Na aula passada, distribuímos e lemos vários poemas. Axs alunxs que escolheram recitar os do Bandeira, pedimos que trouxessem a folhas hoje, porém nem todxs se lembraram. Daí, esclarecemos nossos objetivos dali por diante: estudar a biografia do Manuel Bandeira, dividir as falas do roteiro entre elxs, treinar a leitura e apresentar nosso primeiro programa ao vivo. Houve gritinhos de empolgação!
Notamos um vazio na sala, logo esclarecido pela professora Gracinda que separara a turma entre os engajado e os que "só queriam bagunçar". Aquela velha história, né? Um galerinha ficou em sala fazendo dever.
Notamos um vazio na sala, logo esclarecido pela professora Gracinda que separara a turma entre os engajado e os que "só queriam bagunçar". Aquela velha história, né? Um galerinha ficou em sala fazendo dever.
Sentamos no chão e foleamos o livro Itinerário de Pasárgada, conversamos sobre a biografia de Manuel Bandeira, lemos alguns trechos do livro e vimos fotos dele na juventude. Depois, assistimos ao filme O habitante de Pasárgada e escutamos alguns áudios raros do nosso poeta recitando seus textos.
Ao final, descobrimos que um aluno muito querido seria transferido, o Alexsander. Há algumas semanas, ele havia nos pedido para assistir ao DVD da banda O Rappa e, exatamente hoje, lembramos de cumprir a promessa. Com um aperto no coração, passamos alguns trechos do DVD e cantamos juntos algumas canções, como “Pescador de Ilusões” e “A minha alma”; além de um trecho dos extras em que são mostrados os diversos instrumentos que a banda utiliza nos shows.
Foi bonito ver a professora Gracinda explicando com ênfase os versos "Pois paz sem voz não é paz, é medo".
Como necessitamos fazer algumas alterações no roteiro, entregamos por e-mail e com as seguinte sugestões de poema: Porquinho-da-Índia, Peneumotórax e A Onda. Quem quiser conferir o roteiro, basta clicar aqui.
Os adolescente
Segue abaixo o relatório da monitora Duana Peixoto, descrevendo a oficina com xs adolescentes.
A aula começou com a avaliação do programa piloto, nossa primeira tentativa que ocorreu na oficina passada. Para além dos problemas com os equipamentos, conversamos sobre como organizaram o roteiro e a apresentação naquele dia. Cada um foi pontuando algum dado crítico, com destaque para aspectos referentes à leitura: ritmo acelerado, entonação, volume e falta de atenção na sequência das falas. Além disso, enfatizamos a necessidade de silêncio no estúdio, bem como a grafia clara do roteiro, já que tiveram problemas para compreender a letra do aluno roteirista.
A aula começou com a avaliação do programa piloto, nossa primeira tentativa que ocorreu na oficina passada. Para além dos problemas com os equipamentos, conversamos sobre como organizaram o roteiro e a apresentação naquele dia. Cada um foi pontuando algum dado crítico, com destaque para aspectos referentes à leitura: ritmo acelerado, entonação, volume e falta de atenção na sequência das falas. Além disso, enfatizamos a necessidade de silêncio no estúdio, bem como a grafia clara do roteiro, já que tiveram problemas para compreender a letra do aluno roteirista.
Com o levantamento do que deve ser melhorado para ir ao ar mais uma vez, voltamos ao exercício de roteiro. Os alunos nos surpreenderam levando cópias de um texto elaborado durante a semana, já com falas separadas e músicas que escolheram para tocar - sinal que estão animados e comprometidos com a rádio.
1º versão do roteiro que trouxeram de casa espontaneamente
continuação do roteiro
A partir daí, a aula se desdobrou na leitura e acertos desse roteiro (que também já tinha uma versão digital!). Projetamos o texto na parede da sala e iniciamos, coletivamente, a corrigi-lo e a propor outras construções. Para além dos problemas ortográficos, chamamos a atenção para a coesão entre as frases e a progressão do assunto.
Outro movimento interessante foi o de fazer sugestões na playlist, somando outras referências ao repertório musical deles.
Após projetarmos na parede a 1º versão do roteiro, começamos a modificá-lo coletivamente.
No fim, entregamos alguns CDs com músicas do Tim Maia para um especial que ainda faremos. A ideia de um programa sobre o Tim vem ao encontro da nossa preocupação com a ampliação do repertório musical a partir das referências deles. Como há um clamor pelo Funk, utilizaremos o Tim Maia para fazer um link com o Soul.
EXTRAS
Dica de formação de repertório musical: uma boa ideia para a formação de repertório musical com adolescentes pode ser a construção colaborativa do roteiro. Estabeleça uma quantidade de músicas para eles escolherem e busque sugerir outras referência na sequência. Note abaixo que as músicas sugeridas por nós estabelece algum diálogo, temático ou sonoro, com o universo delxs:
Seleção dos alunos: Rude - Magic
Nossa sugestão: Jason Mraz - I'm Yours
Seleção dos alunos: Anita - ritmo perfeito
Nossa sugestão: Mc leozinho - ela só pensa em beijar
Seleção dos alunos: Anita e Projota - Mulher
Nossa sugestão: Marcelo D2 - Qual é?
Seleção dos alunos: Charlie Brown Jr. - Dias de Luta, dias de glória
Nossa sugestão: Gabriel o pensador - Até quando?
Nenhum comentário:
Postar um comentário