terça-feira, 17 de maio de 2011

5 minutos com Carol Ruas - Festival de Cannes 2011

Chega o mês de maio e os cinéfilos de plantão voltam os seus olhos para a Europa. Desde quarta-feira passada (11/04), quem gosta de acompanhar as novidades do cinema sabe que a 64ª edição do Festival de Cannes começou e reúne películas que vão do cult ao cinemão hollywoodiano. E a nossa comentarista de cinema, Carol Ruas, fala porque o festival internacional francês é tão respeitado e serve de vitrine para sabermos quais filmes serão os mais requisitados durante todo o ano. Prepare a listinha de "filmes que quero assistir" e boa sessão.





Cannes é cool


O 5 minutos dessa semana é sobre o Festival de Cannes, que acontece de 11 a 22 de maio com uma programação bastante variada que rendem desde notas nas colunas sociais sobre as celebridades até a crítica mais especializada. Mais do que qualquer movimentação que o festival cause na imprensa, pra quem gosta de cinema acompanhar o Festival de Cannes significa estar por dentro da vanguarda cinematográfica.

Isso porque Cannes prioriza o Cinema de autor, o cinema de arte que leva a linguagem até os seus limites. Além disso, é o festival francês que costuma abrir o calendário de lançamentos de filmes que vão circular pelos cinemas e festivais o resto do ano. Nesse sentido, Cannes é muito mais cool que o Oscar, por exemplo, que é mais conhecido pelo cinema comercial de Hollywood.

Apesar dessa dicotomia, a 64ª edição do festival francês apresenta uma programação bastante diversa, que traz tanto filmes intimistas e cinema de autor (que é mais previsível para o festival) quanto filmes mais comerciais de Hollywood.

Passam por Cannes este ano tanto o novo do dinamarquês Lars Von Trier - "Melancholia" - quanto as sequência "Kung fu Panda 2" e "Piratas do Caribe 4".

Brasileiros

Para nós brasileiros, o Festival de Cannes tem uma importância a mais, uma vez que os filmes brasileiros costumam ser bem-quistos por lá e muitos de nossos diretores são revelados para o mundo depois de passarem pelo festival.

Mas ao longo da história de 64 anos de Cannes, apenas uma vez o Brasil ganhou o grande prêmio, a Palma de Ouro de Melhor Filme. Foi em 1962, que o lendário "O pagador de promessas" de Anselmo Duarte recebeu o prêmio que foi definitivo para o filme se tornar um clássico. Vale destacar também o ano de 1969 - o que mais teve longas brasileiros em Cannes: foram 11 (entre eles dois de Glauber Rocha, que foi eleito Melhor Diretor pelo mítico "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro").

2011

Este ano o Festival de Cannes tem a presença de quatro filmes brasileiros da nova geração. O longa-metragem “Trabalhar Cansa” de Marco Dutra e Juliana Rojas passam na mostra Um certain regard (Um certo olhar) - uma seleção de filmes com uma estética incomum, geralmente filmes mais experimentais. Esse é o primeiro longa-metragem da dupla, que já esteve em Cannes com os curtas-metragens "Um lençol branco" e "Um ramo" (este último ganhou o premio na sessão de filmes universitários de Cannes).

Na sessão da Semana da Crítica, Ricardo Alves Júnior apresenta seu curta-metragem “Permanências”. Alice Furtado exibe o curta “Duelo Antes da Noite” dentro da seleção oficial, na mostra Cinéfondation (uma sessão dedicada a produções universitárias – ela é da Universidade Federal Fluminense).

Na sessão paralela, chamada de Quinzena dos Realizadores será exibido o longa “O Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz (mesmo realizador consagrado por "Madame Satã" e "O Céu de Suely").

Por essas e por outras é que o Festival de Cannes se tornou o mais importante para quem gosta de cinema. Na vanguarda da linguagem audiovisual.


Pra quem quer acompanhar o Festival de Cannes 2011, aí vai umas dicas de links de coberturas e críticas das exibições que dá pra acessar pela Internet!

Revista Cinética (crítica):

http://www.revistacinetica.com.br/cannes10menu.htm

Site Oficial do Festival de Cannes:

http://www.festival-cannes.com/en/homepage.html

Cobertura UOL Cinema (notícias):

http://cinema.uol.com.br/especiais/festival-de-cannes-2011.jhtm



Carolina Ruas é jornalista, coordenadora de Comunicação do Fora do Eixo -ES e participante do Grav (Grupo de Estudos Audiovisuais - Ufes)

Fale com ela:

email: carolina.ruasp@gmail.com

twitter: @carolruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário