terça-feira, 22 de junho de 2010

José Saramago




Com os corpos ainda encharcados daquela chuva noturna, nós nos olhávamos embriagados pela literatura. Fê apontava um livro sobre o criado e, tal qual um profeta, anunciava a abertura do meu mar. Acreditei na força da obra, mas evitei o encontro durante anos.

Inevitável. Convulsivos socos no estômago. Um frio abaixo de zero, jornada de nove horas de trabalho, solidão e O ensaio sobre a cegueira se revelando para minha vida. Convulsiva leitura. Às vezes abandono. Eu sentia aquela cegueira, também minha.

Onde está o Fê? Uma angústia, uma angústia...

- Efeito José Saramago, disse a memória.

Depois da cegueira, “História sobre o cerco de Lisboa”, “O evangelho segundo Jesus Cristo, “Jangada de pedra” e uma vontade de erguer um ídolo vivo. Intervalo. O psiquiatra também alerta: Saramago provoca fortes efeitos colaterais.

Chão. Referência em um mundo em que tudo já foi feito, tudo já foi dito, tudo já foi ré-feito e não há esperanças para o novo. É possível PROVOCAR na posmodernidade líquida? Na voz de narradores, ele me disse que sim.

Jamille Ghil

Nenhum comentário:

Postar um comentário