segunda-feira, 28 de abril de 2014

Outro Sertão


Toda quarta-feira é um programa especial, mas o Vice Verso da semana passada foi mesmo de arrepiar! Uma daquelas edições em que a gente para e pensa: é por isso que fazemos rádio, é por isso que vale a pena falar de literatura & poesia! João Guimarães Rosa não é grande apenas pelo que escreveu, como também pela pessoa que foi. Aos poucos, sua biografia é revelada, fazendo com que a gente se torne mais apaixonadX por ele. No programa do dia 23/04, tivemos o prazer de entrevistar Adriana Jacobsen, diretora e roteirista do filme Outro Sertão. Esse documentário em longa-metragem está correndo o mundo emocionando o público por onde passa, e não é à toa: com uma delicadeza ímpar, narra a estadia do escritor João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência dele como vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. 


 Jorge Nascimento, Jamille Ghil e Adriana Jacobsen

Quem escutou nosso Vice Verso Outro Sertão teve uma experiência estética diferente: o encontro entre rádio e cinema. Escutamos áudios do filme e músicas inspiradas na obra do Rosa. Pra fechar, aqueles 5 Minutos com o Prof. Dr. Jorge Luiz do Nascimento. 

Daí, você nos pergunta: onde podemos escutar? Por enquanto, pediremos um pouco de paciência. Como o filme está na fase dos festivais, ainda não podemos soltar os áudios na rede. Mas, logo mais, você poderá conferi-lo no www.universitariafm.ufes.br e na fanpage do Vice Verso.

Abaixo, seguem as músicas que tocaram:

Marlene Dietrich - Luar do sertão
Rua da virada -  Duas quadras
Nhambuzim- Notícia do Norte
Nhambuzim -  Passagem para o Nada

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Sou Edson Penha, compositor e cantor nestas das duas músicas do Nhambuzim e fiquei muito feliz de saber da presença delas em vosso programa. Obrigado pela divulgação e por fazer as canções cumprirem seu propósito principal: reforçar o valor da obra do Rosa e promover as raízes da música popular brasileira. Pergunta, ainda é possível ouvir o programa em algum link? Mais que grato, Edson Penha, São Paulo.

    ResponderExcluir