terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Férias e a retrospectiva 2013

 
Teoricamente, entramos em férias! Teoricamente mesmo, porque os pensamentos podem até estar lá na Bahia de Dorival Caimmy, mas o corpinho & cérebro seguem ralando firme aqui no agradabilíssimo ar condicionado da Universitária FM 104.7.  Motivo? A nova temporada do Vice Verso 2014! Fôlego renovado, o sonho não acabou, minha gente! Adaptando aquela célebre frase de Augusto Matraga, personagem de Guimarães Rosa, todo mundo tem sua hora, todo mundo tem sua vez e a nossa ainda há de chegar! Nem que seja a porrete!

Pra pensar o novo, é importante recorrer ao passado. E assim começa a historinha deste post retrospectivo. 2013 começou naquele típico clima carnavalesco do coletivo Los Conquistadores del Nada, com o bloco Pouco Amor não é Amor. Olha a beleza que aprontamos na rua Barão de Monjardim, centro de Vitória:

Depois de muito pular, entramos pro estúdio para nossa primeira experimentação sonora coletiva oficial. A ideia era gravar as novas vinhetas do Vice Verso e do Nada na Tarde (aquele adormecido quadro veiculado no programa Tardes Infinitas). Sem dúvidas, foi uma das experiências mais divertidas dos Conquistadores!


Destaque para o Fernando Zorzal no computador pagando de editor, mas na verdade ele tava no Facebook conversando com a Carla Francesca!
 
Tudo ocorria tranquilamente, até que estouraram as manifestações de junho. E como poesia e engajamento político podem andar de mãos dadas, começamos a convocar o público com o Vice Verso Vem pra rua (19/06), depois incitamos umas técnicas de Terrorismo Poético (26/06) até o bagulho ficar doido de vez! No dia 03/06, Carla Francesca, Fernando Zorzal, Mike Figueiredo e Eder Antonio comandaram o Vice Verso Ponte, enquanto Jamille Ghil, diretamente da ocupação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, informava aquilo que a mídia comprada capixaba jamais veicularia. Fortes emoções!

Eder, Carla, Zorzal, Mike e Jamille

A ocupação acabou e o movimento foi vitorioso! O pedágio da Terceira Ponte, principal reivindicação do Movimento Ocupa Ales, abaixou de R$ 1,90 para R$ 0,80. 

 Foto histórica: 20 mil pessoas na Terceira Ponte

As emoções não pararam por aí. De repente, uma nova polêmica: Tom Zé, o eterno tropicalista, aceitou o convite da Coca-Cola para participar da campanha publicitária da empresa. Assistirmos ao julgamento do poeta no Tribunal do Facebook e decidimos que o entrevistaríamos de qualquer maneira. Resultado: 3 meses da campanha No Tom Vice do Zé Verso, é Tom Zé no  Vice Verso.

 E de tanto insistirmos, Tom Zé nos deu uma linda entrevista como presente de 5 anos de aniversário!! Uhuuu! Foram dois programas que valem  a pena escutar outra vez : Tom Zé I e Tom Zé II

 Essa é a foto oficial do nosso aniversário de 5 anos. Gabriel e Ofhelia Raquel (que estão neste sonho desde o início), Juliana Milanezi, Carla Francesca, Jamille Ghil, Eder Antonio (o Armando Pala, do quadro Notícias extraordinárias) e Fernando Zorzal.
 
E o restante do ano seguiu com muita alegria! Recebemos o Quarteto Codajás e @s poetas Suelly Bispo e Nélio Torres, no primeiro sarau com música instrumental do Vice Verso.


 E finalizando o ano, Los Conquistadores del Nada, durante o evento CASALab Infinitas, ressuscitaram o quadro Nada na Tarde, no programa Tardes Infinitas.
 Jamille Ghil, Conrado Segal e Karina Caetano

Resumidamente, esta foi a retrospectiva 2013 do Vice Verso & Los Conquistadores del Nada. Desejamos que o projeto siga em 2014 muito melhor do que em todos os outros anos, levando, via palavra poética, um pouco mais de beleza ao seu cotidiano.

Então, é isso pessoal! Em fevereiro voltamos ao vivo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário