terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Consciência Negra


Pensando nos grandes programas de 2013, descobri aquele que fizemos em novembro, dia da Consciência Negra. Uma playlist poética ao nível do poeta homenageado, Cruz e Sousa. O post acabou ficando no rascunho, mas eis aqui a publicação.

Cruz e Souza, poeta simbolista

A expressão poética do Vice Verso desta quarta foi Consciência Negra, afinal de contas  20 de novembro é a data em que Zumbi dos Palmares morreu, no ano de 1965. Fizemos uma homenagem especial ao simbolista Cruz e Souza, poeta negro, nascido em Florianópolis e que também bradou versos de repúdio ao preconceito e à “ ditadora ciência d’hipóteses”. Para quem não sabe, no século XIX muitas pesquisas científicas foram desenvolvidas para afirmar uma suposta inferioridade dos negros em relação aos brancos, em mais um dos tristes episódio da história da ciência. Caso você tenha interesse em sabe mais sobre racismo, poesia e ciência no Brasil, fica a dica de leitura deste texto do  Alfredo Bosi
Pra finalizar, no quadro 5 Minutos tivemos o comentário filosófico de Maria Cecília Souza, falando sobre a importância da tomada de consciência da condição do povo negro dentro do modo de produção capitalista, como forma de superar a lógica de opressão imposta pelo racismo.
 Por problemas técnicos, os último programas não estão disponíveis no nosso site oficial, mas você tem a opção de fazer um tour pelo link Vice Verso, no  www.universitariafm.ufes.br e apreciar todas as nossas edições anteriores.  
Jorge Ben Jor - África Brasil (Zumbi)

Wilson Moreira e Nei Lopes - Ao Povo em Forma de Arte


Cruz e Souza por Paulo Autran - Acrobata da dor

ELIS REGINA - Black is Beautifull


Emicida  e Elisa Lucinda - Milionário do sonho 1
Emicida - Levanta e Anda

Emicida e Elisa Lucinda - Milionário do Sonho 2
Chico César - respeitem meus cabelos, brancos  

Criolo - Não existe amor em SP

Moacyr Luz e Samba do trabalhado - Estranhou o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário