terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Férias e a retrospectiva 2013

 
Teoricamente, entramos em férias! Teoricamente mesmo, porque os pensamentos podem até estar lá na Bahia de Dorival Caimmy, mas o corpinho & cérebro seguem ralando firme aqui no agradabilíssimo ar condicionado da Universitária FM 104.7.  Motivo? A nova temporada do Vice Verso 2014! Fôlego renovado, o sonho não acabou, minha gente! Adaptando aquela célebre frase de Augusto Matraga, personagem de Guimarães Rosa, todo mundo tem sua hora, todo mundo tem sua vez e a nossa ainda há de chegar! Nem que seja a porrete!

Pra pensar o novo, é importante recorrer ao passado. E assim começa a historinha deste post retrospectivo. 2013 começou naquele típico clima carnavalesco do coletivo Los Conquistadores del Nada, com o bloco Pouco Amor não é Amor. Olha a beleza que aprontamos na rua Barão de Monjardim, centro de Vitória:

Depois de muito pular, entramos pro estúdio para nossa primeira experimentação sonora coletiva oficial. A ideia era gravar as novas vinhetas do Vice Verso e do Nada na Tarde (aquele adormecido quadro veiculado no programa Tardes Infinitas). Sem dúvidas, foi uma das experiências mais divertidas dos Conquistadores!


Destaque para o Fernando Zorzal no computador pagando de editor, mas na verdade ele tava no Facebook conversando com a Carla Francesca!
 
Tudo ocorria tranquilamente, até que estouraram as manifestações de junho. E como poesia e engajamento político podem andar de mãos dadas, começamos a convocar o público com o Vice Verso Vem pra rua (19/06), depois incitamos umas técnicas de Terrorismo Poético (26/06) até o bagulho ficar doido de vez! No dia 03/06, Carla Francesca, Fernando Zorzal, Mike Figueiredo e Eder Antonio comandaram o Vice Verso Ponte, enquanto Jamille Ghil, diretamente da ocupação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, informava aquilo que a mídia comprada capixaba jamais veicularia. Fortes emoções!

Eder, Carla, Zorzal, Mike e Jamille

A ocupação acabou e o movimento foi vitorioso! O pedágio da Terceira Ponte, principal reivindicação do Movimento Ocupa Ales, abaixou de R$ 1,90 para R$ 0,80. 

 Foto histórica: 20 mil pessoas na Terceira Ponte

As emoções não pararam por aí. De repente, uma nova polêmica: Tom Zé, o eterno tropicalista, aceitou o convite da Coca-Cola para participar da campanha publicitária da empresa. Assistirmos ao julgamento do poeta no Tribunal do Facebook e decidimos que o entrevistaríamos de qualquer maneira. Resultado: 3 meses da campanha No Tom Vice do Zé Verso, é Tom Zé no  Vice Verso.

 E de tanto insistirmos, Tom Zé nos deu uma linda entrevista como presente de 5 anos de aniversário!! Uhuuu! Foram dois programas que valem  a pena escutar outra vez : Tom Zé I e Tom Zé II

 Essa é a foto oficial do nosso aniversário de 5 anos. Gabriel e Ofhelia Raquel (que estão neste sonho desde o início), Juliana Milanezi, Carla Francesca, Jamille Ghil, Eder Antonio (o Armando Pala, do quadro Notícias extraordinárias) e Fernando Zorzal.
 
E o restante do ano seguiu com muita alegria! Recebemos o Quarteto Codajás e @s poetas Suelly Bispo e Nélio Torres, no primeiro sarau com música instrumental do Vice Verso.


 E finalizando o ano, Los Conquistadores del Nada, durante o evento CASALab Infinitas, ressuscitaram o quadro Nada na Tarde, no programa Tardes Infinitas.
 Jamille Ghil, Conrado Segal e Karina Caetano

Resumidamente, esta foi a retrospectiva 2013 do Vice Verso & Los Conquistadores del Nada. Desejamos que o projeto siga em 2014 muito melhor do que em todos os outros anos, levando, via palavra poética, um pouco mais de beleza ao seu cotidiano.

Então, é isso pessoal! Em fevereiro voltamos ao vivo! 

Consciência Negra


Pensando nos grandes programas de 2013, descobri aquele que fizemos em novembro, dia da Consciência Negra. Uma playlist poética ao nível do poeta homenageado, Cruz e Sousa. O post acabou ficando no rascunho, mas eis aqui a publicação.

Cruz e Souza, poeta simbolista

A expressão poética do Vice Verso desta quarta foi Consciência Negra, afinal de contas  20 de novembro é a data em que Zumbi dos Palmares morreu, no ano de 1965. Fizemos uma homenagem especial ao simbolista Cruz e Souza, poeta negro, nascido em Florianópolis e que também bradou versos de repúdio ao preconceito e à “ ditadora ciência d’hipóteses”. Para quem não sabe, no século XIX muitas pesquisas científicas foram desenvolvidas para afirmar uma suposta inferioridade dos negros em relação aos brancos, em mais um dos tristes episódio da história da ciência. Caso você tenha interesse em sabe mais sobre racismo, poesia e ciência no Brasil, fica a dica de leitura deste texto do  Alfredo Bosi
Pra finalizar, no quadro 5 Minutos tivemos o comentário filosófico de Maria Cecília Souza, falando sobre a importância da tomada de consciência da condição do povo negro dentro do modo de produção capitalista, como forma de superar a lógica de opressão imposta pelo racismo.
 Por problemas técnicos, os último programas não estão disponíveis no nosso site oficial, mas você tem a opção de fazer um tour pelo link Vice Verso, no  www.universitariafm.ufes.br e apreciar todas as nossas edições anteriores.  
Jorge Ben Jor - África Brasil (Zumbi)

Wilson Moreira e Nei Lopes - Ao Povo em Forma de Arte


Cruz e Souza por Paulo Autran - Acrobata da dor

ELIS REGINA - Black is Beautifull


Emicida  e Elisa Lucinda - Milionário do sonho 1
Emicida - Levanta e Anda

Emicida e Elisa Lucinda - Milionário do Sonho 2
Chico César - respeitem meus cabelos, brancos  

Criolo - Não existe amor em SP

Moacyr Luz e Samba do trabalhado - Estranhou o quê?