Frequência angular, vídeo de Margareth Galvão, Fernanda Zardo e Uillian Trindade.
Dando continuidade à piração com a palavra, nossos ouvidos se voltaram para o CORPO. Em tempos da ditadura da imagem, que tal explorar os tantos outros significados dessa matéria que nos impõe o presente? No vice verso desta quarta, fizemos um passeio poético musical pelo corpo e conversamos, ou melhor, tivemos uma emocionante aula com a atriz Margareth Galvão. Além disso, a participação da poeta Fernanda Tatagiba, lançando seu livro À sombra das coisas turvas, e o quadro 5 minutos com nosso comentarista de teatro Saulo Ribeiro.
De verdade, o programa está bonito demais! Vale escutar, viu? Dê uma passadinha no programaviceverso.com.br, no link Podcast e confira.
Segue a dança...
Música: Arnaldo Antunes – Momento I
Música: Gilberto Gil – Dos pés à cabeça
Música: Miriam Batucada (Sérgio Sampaio) – Diabo no corpo
Música: Chico Buarque – Tatuagem
Poema: Alexandre Moraes – Reinvento um corpo para este olho
Chegou a vez do poeta Marcos Ramos fazer o seu comentário sobre Literatura Contemporânea. Ele pegou carona e voou pelo tema do programa da semana passada: pássaros. Pássaros de Olavo Bilac, Manuel de Barros, Fabrício Carpinejar ou de Casé Lontra Marques (foto). E com o ouvido afiado, Ramos também não deixou de comentar a trilha de abertura do 5 minutos, Freddie Freeloader, do disco Kind of Blues, de Miles Davis.
"É um prazer fazer parte desse time de colaboradores e espero que este seja um espaço bastante profícuo e de muito interesse.
Bom, eu tinha pensado em falar sobre outras coisas, mas parece que ouvi, na chamada deste quadro, um tema de jazz do Miles Davis que mudou tudo. Se não me engano é o Freddie Freeloader, do disco Kind of Blues.
Bem, como vocês sabem, o jazz tem uma relação muito estreita com a literatura e vice versa – basta lembrar dos contos do Fitzgerald ou, no Brasil, dos contos reunidos no livro “Keith Jarrett no Blue Note”, de Silviano Santiago. Mas a música do Miles Davis me lembrou outro escritor: Júlio Cortázar. O argentino era um admirador declarado de Jazz e sobre o gênero musical escreveu algumas coisas. Lembrei-me especificamente do conto El perseguidor, publicado no livro “Jogos de Armar”.
Sucintamente, o conto tem como protagonista um personagem chamado Johnny Carter (nome originado de outros dois nomes do jazz), um saxofonista jazzista, boêmio, drogado e genial. O conto é dedicado a um outro grande músico de jazz – um músico que, assim como Miles Davis, mudou a história da música e era adorado por Cortázar: trata-se de Charlie Park.
Cortázar não apenas dedica o conto ao saxofonista de Jazz, mas escreve o conto baseado na vida do músico. Bom, mas qual a relação da literatura, do jazz, do Cortázar com o programa? Por que estou falando tudo isso? Lembrei dessa história porque Charlie Parker entrou pra história da música não como Charlie, tampouco como Parker, mas como Bird – Pássaro, em português: tema do Programa ViceVerso da semana passada.
Uma conexão um tanto inusitada. Desculpe ter feito esse passeio com vocês, mas eu sou um obsessivo e não podia ter deixado de relatar essas relações que me ocorreram. Mais do que um exercício de pensamento, é um exercício condicionado pelos anos de análise.
Mas poderíamos ter tomado outro rumo: o tema do programa de hoje, a viagem pela palavra “pássaro” sugere outros passeios literários. Poderíamos começar em Olavo Bilac e seu pássaro cativo e voar para longe até a literatura contemporânea: os poemas de Manuel de Barros, de Fabrício Carpinejar ou de Casé Lontra Marques.
A verdade é que os pássaros, muitas vezes cruzando o oceano e chegando de terras distantes, estão sempre pousando aqui ou ali e, assim mesmo, sem pouso além do horizonte, sem jamais evitar asas que sustentem o próximo vôo, têm assumido, claro, significações diversas e sentidos infinitos e abissais.
O tempo é curto e pra finalizar, indicaria a vocês os livro: “Um terno de pássaros ao sul”, do Fabrício Carpinejar; “Mares inacabados”, de Casé Lontra Marques; e ainda “A Explicação dos pássaros”, de António Lobo Antunes - pra ficar entre os meus preferidos.
Repito que é um prazer fazer parte do programa e deixo um abração. Boa noite.".
Marcos Ramos é editor da Água da Palavra – Revista de Literatura e Teorias, poeta e pesquisador. Fale com ele: e-mail: marcos@marcosramos.com.br
Percorremos vários céus em busca da palavra poética Pássaro. Na aventura, encontramos uma revoada de referências na canção popular e na poesia brasileira. Poetas querem voar com as asas da palavra, músicos querem entoar o canto dos passarinhos... todos em busca da liberdade!
Ouça o podcast da estreia do 5 minutos, o novo quadro de comentaristas do Programa Vice Verso. A jornalista Carolina Ruas fala sobre as novas plataformas, os novos meios de produção e pergunta por onde andará o cinema contemporâneo. Talvez ande lá por Mantenópolis, interior do Espírito Santo, com o Seu Manoelzinho (foto), ou talvez em Guarapari, com o Rodrigo Aragão. O cinema de borda vai longe e, para Carol Ruas, transborda!
Carolina Ruas é jornalista, coordenodora de Comunicação do Fora do Eixo -ES e participante do Grav (Grupo de Estudos Audiovisuais - Ufes).
Uma música, um poema, uma releitura, uma interpretação teatral...o Vice Verso quer saber: O que fazer com Sérgio Sampaio?
Essa é a mais nova promoção do nosso programa com a galera do Clube Capixaba do Vinil para homenagearmos o grande Sérgio Sampaio. Coisa de fã pra fã, hein?
Para participar, junte toda sua criatividade e mande um vídeo pro nosso Orkut ou Facebook , até o dia 01/04, com sua homenagem performática. A divulgação do resultado será no programa do dia 06/04 e, posteriormente, pelas nossas redes sociais.
O vencedor além de levar pra casa uma cesta básica contendo livros e cd's, vai poder mostrar o seu trabalho no Festival Sérgio Sampaio, que acontecerá no dia 9/04, das 16 às 21h00, no famoso Bar do Pantera, em Campo Grande. É a sua chance de viver seu dia de artista! Dica: fica bem mais fácil se você colocar primeiro o vídeo no Youtube, viu?
Atenção:
O vídeo deverá ter no máximo 3 minutos com o tema exclusivo: nosso querido muso inspirador, Sérigo Sampaio. Pode pirar na ideia, mas nada de cenas chocantes ou abusivas. O intuito é homenagear e mostrar como esse grande poeta ainda inspira os amantes da boa música & poesia.
Para definir o ganhador dessa promoção, as produções serão avaliados criteriosamente por uma super banca composta por: Vice Verso (1 voto) Clube do Vinil (1 voto) Rogerinho Borges (1 voto)
Ao participar desta promoção, você automaticamente estará autorizando o uso de sua imagem e produção para divulgação do programa Vice Verso e Clube Capixaba do Vinil.
Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente pelo viceverso@universitariafm.com.br
O Vice Verso pede 5 minutinhos da sua atenção. Não, não vamos dar nenhuma lição de moral ou pedir dinheiro. A gente quer contar uma novidade. Não é segredo para ninguém que o programa adora inventar moda e sempre trazer novas experiências e formas de falar sobre poesia, música e outras manifestações artísticas. A nova temporada do programa começa HOJE e continuamos com a mesma energia, mas agora, com um espírito mais colaborativo e informativo.
Como assim? Pois é, os apresentadores Ítalo Galiza e Jamille Ghil vão dividir o microfone com novas vozes. Vozes de 4 nomes capixabas que estão por aí, por ali, por lá, e por onde estiver cultura e notícia. E quem disse que não há poesia no cinema, no teatro, na literatura e na música?
No programa de hoje tem a estreia do 5 minutos, o novo quadro de comentaristas do Vice Verso. Carolina Ruas, Marcos Ramos, Saulo Ribeiro e Fernando Duarte são os articuladores convidados que vão movimentar o nosso conteúdo com Cinema, Literatura Contemporânea, Teatro e Música, respectivamente. A cada semana, um deles leva ao ar um assunto envolvendo a sua área de atuação. Mas claro, tudo isso de forma leve, despretensiosa e inteligente, do jeito que os ouvintes gostam. Ficou curioso para saber mais sobre os comentaristas?
Olha aí quem são eles:
Carolina Ruas - comentarista de Cinema Ela é jornalista de primeira viagem que se arrisca em deslizes literários de vez em quando. Alimenta paixões por cineclubismo e música de todos os gêneros e está sempre metida em algum projeto cultural mirabolante. Atualmente é responsável pela coordenação de comunicação do Fora do Eixo ES. fale com ela email:carolina.ruasp@gmail.com twitter:@carolruas
Marcos Ramos - comentarista de Literatura Contemporânea
Ele nasceu em 1988 e vive em Manguinhos, Espírito Santo; é editor da Água da Palavra – Revista de Literatura e Teorias, poeta e pesquisador. Tem ensaios críticos e textos literários publicados nas principais revistas de literatura do Brasil. Entre outros, publicou o ensaio “Breve comentário sobre a poesia de Casé Lontra Marques” e “Leves e líquidos: a constituição do sujeito em Caio Fernando Abreu”. Em 2011 publicará o livro de poemas “O corpo de uma linha” (Editora Aves de Água) e o de ensaios “O silêncio na dispersão – Primeiros ensaios” (Editora Cousa).
Atua na área cultural como autor teatral, escritor e produtor cutural. É sócio e gestor da editora Cousa. Destaque para as suas obras teatrais: Cárcere (co-autoria da dramaturgia, Vitória/São Paulo, 2008); Crônica da razão cômica (texto adaptado para o teatro pelo Grupo Vira-Lata, Vitória, 2004); Peroás e Caramurus - Uma saga da Ilha(co-autoria da dramaturgia, Vitória); Elanka (Autoria da dramaturgia. Em fase de montagem.).
fale com ele e-mail: sauloribeiro77@gmail.com facebook:aqui twitter:aqui
Fernando Duarte - comentarista de Música
Ele é formado em Música Popular na Fames - Faculdade de Música do Espírito Santo. Instrumentista, compositor e arranjador com passagem por vários grupos de choro, mpb, rock, jazz e pop.Musicólogo pesquisador associado ao NEM - Núcleo de Estudos Musicológicos, da UFES. É editor do site Bandolim.net. Revisor de textos técnicos da área de musicologia e educação musical. De junho de 2000 a fevereiro de 2001 escreveu críticas musicais para o portal Gazeta Online, da Rede Gazeta. fale com ele e-mail: fernandond@gmail.com facebook: aqui my space:aqui E aí, curtiram? Os comentários que forem ao ar no programa serão publicados semanalmente aqui no blog em forma de podcast e complementados com um texto referente à análise de cada tema.
E na estreia do 5 minutos, Carol Ruas falando sobre cinema! É hoje, a partir das 20h, na rádio Universitária FM 104,7. Ouça por aqui.