sexta-feira, 6 de março de 2015

Líquido - com José Marques e David Borges



"O mundo que chamo de líquido, porque como todos os líquidos ele jamais se imobiliza nem conserva sua forma por muito tempo. O que hoje parece correto e apropriado amanhã pode muito bem se tornar fútil, fantasioso ou lamentavelmente equivocado.(...) Por isso ansiamos por mais informações sobre o que ocorre e o que poderá ocorrer”.
(Zygmunt Bauman, 44 cartas do mundo líquido moderno, 2010, p.08)





Dia 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, nossa palavra poética foi "Líquido": um termo empregado por Z.  Bauman para representar o modo de funcionamento do mundo contemporâneo. Quando escolhemos esse tema, pensamos em abordar a efemeridade  e polimorfismo do carnaval, mas em pouco tempo fomos inundados pela questão da crise hídrica e levamos a prosa pra esse lado. Por isso, entrevistamos o sociólogo e ambientalista José Marques, que denunciou o mau uso da água feita pelas grandes empresas do país e, especialmente, do nosso estado.



No quadro Quem conta um ponto aumenta um conto, nosso quadro de resenhas literárias, Fernando Zorzal comentou a obra Terra sonâmbula, um belíssimo livro de contos de Mia Couto. Já no 5 minutos, tivemos a estreia do comentarista de Política e Filosofia, Davi Borges, falando sobre a necessidade de pensar a crise da água com profundidade, colocando em questão a quantidade de água que utilizamos para produzir nossos bens de consumo e, diante disso, o problema do nosso consumismo.

Canções e poemas
- Eu e água (Interpretação: Maria Bethânia , composição: Caetano Veloso)

- Digo sim (Poema de Ferreira Gullar, interpretado por Aline Hrasko)

- Água no Mundo ( Interpretação: Pé de Cerrado, composição: Pablo Fagundes, Bruno Maciel, Sérgio Léli)

- Amor sustentável (Interpretação: Anelis Assumpção - Álbum Sou suspeita, estou sujeita, não sou santa)

- Fragmentos (Poema de Marcos de Castro, interpretado por Aline Hrasko)

- Chover (ou invocação para um dia líquido) (Interpretação: Cordel do Fogo Encantado, composição: Lirinha e Clayton Barros)

Indagação (Poema de Carlos Drummond de Andrade, interpretado por Fernando Zorzal)

- Caminho das águas (Rodrigo Maranhão)

***************

Locução: Juliano Rabujah, Aline Maria e Fernando Zorzal, Design gráfico: Elvira Broetto, Imagens: Iuri Galindo, Produção: Jamille Ghil e Karina Caetano, Coordenação: Prof. Dr. Jorge Luiz do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário