quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aborto



Palavra poética polêmica, mas o papo foi agradável com a Professora & Filósofa Thana Mara de Souza e a Psicóloga Ana Paula Lontra Marques, além, claro, d@s Conquistador@s do Nada Karina Caeano, Juliana Milanezi, Mike Figueiredo, Maria Cecília Souza, Jamille Ghil e Fernando Zorzal.   O foco da discussão foi a mulher, afinal de contas enquanto o governo se omite, elas somam mais de 200 mil mortes por ano em função de experiências mal sucedidas. 

No quadro 5 Minutos, a comentarista de Filosofia Maria Cecília abordou o tema da Ética no contexto das discussões sobre o aborto. Já no Notícias Extraordinárias, o anti-jornalista Armando Pala apresentou o mais fantástico do mundo real.

Karina Caetano, Mike Figueiredo, Maria Cecília, Juliana Milanezi, Thana Mara de Souza, Ana Paula Lontra Marques, Jamille Ghil e Fernando Zorzal.

Se você ficou curioso para escutar o que esse time feminino pensa sobre esse tema, basta ir ao link PODCAST do nosso site, o www.programaviceverso.com.br

Segue a playlist: 

 Arnaldo Antunes -  Debaixo D'água
Elisa Lucinda - Epígrafe 
Racionais Mc's - Expresso da meia - noite  
Otto - O leite  
Antonio Cícero- Dilema
Chico Buarque - Meu Guri
Odair José - Pare de tomar a pílula 
Elisa Lucinda - Consagração da criatura
Maria Bethania - Eu e Água 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pindorama


Quarta - feira chegou, o estúdio estava lotado para homenagear nossos irmãos indígenas. Palavra poética: Pindorama. No comando da nave, Fernando Zorzal, Jamille Ghil e o estreante Filipe Borba. Além deste, outras vozes novas contribuindo pra esquizofrenia radiofônica: Margareth Galvão, interpretando a anti-jornalista Sasha Nada, no Notícias Extraordinária; e Juliana Milanezi, a garota da agenda cultural. É bonito & bom ver o estúdio lotado, sentir a emoção geral na hora em que a luzinha vermelha sinaliza No ar.
Fernando Zorzal, Juliana Milanezi, Margareth Galvão, Filipe Boarba, Prof. Dr. Santinho Souza e Jamille Ghil

No paredão dos entrevistados, o índio Djekupe Marcelo Guarani falando sobre seu fabuloso filme Reikwaapa - ritos de passagem indígena, em parceria com o documentarista Ricardo Sá. E do cinema, o papo foi fluindo até chegar naquele velho senso comum de que índio não pode ter celular e blá, blá, blá. Então, perguntamos pra ele como seria um diálogo saudável entre a aldeia e a cidade, mas só escutando pra saber, né? Também entrevistamos o Prof. Dr. Santinho Souza, coordenador do curso de licenciaturas indígena, a ser implantado na Ufes. Que história é essa da Universidade indo pra aldeia? A construção desse curso teve a participação dos índios ou foi na base da marretada acadêmica? Pra fechar, o comentário conceitual sobre Pornografia com Daniel Martins, no quadro 5 Minutos. 

Enquanto você fica aí subindo e descendo a tela do Facebook, aproveita pra escutar a gente. Basta acessar o link PODCAST do nosso site, o www.programaviceverso.com.br, no lin PODCAST.

Segue abaixo o que rolou na playlist:

 4 cabeça - Brasis 
Beto Villares - Kuikurus e instrumentos de branco 
Canto Kaowá - Mensagem do cacique Getúlio - yvyraija xe mbojeroky 
Músicas afriacana e indígenas no Brasil - (Concentração para viagem) 
Bro Mc´s - Eju Ore Ndive 
Nande Arandu Pygua - Memoria Viva Guarani - Araku Õnhe'i Á
Chico Buarque - Iracema
 Trecho da obra Iracema

 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vice Verso todo cagado


Roteiro preparado, vozes aquecidas, tudo nos drinks (digo, nos trinques) e uma ansiedade pra tirar a Voz do Brasil e colocar o Vice Verso no ar!  No estúdio central, aquela seria a noite sob o comando de Fernando Zorzal e Carla Francesca. Do outro lado, Jamille Ghil, Fátima Jorge e Diego Ribeiro, ambos produtores do grupo teatral Ponto de Partida, e o povo do Yah TV filmando tudo. Seria um grandioso programa, porém...tcham, tcham, tcham, tcham...o sinal caiu, a rádio saiu do ar. Êh carai!

A verdade é que as últimas edições do Vice Verso foram todas cagadas, entrevistados faltando, sinal fora do ar e a quase certeza de que a bruxa tá solta. Colé, Deus? O problema é pessoal? Por outro lado, uma coisa bonita: estamos aprendendo a improvisar que tá uma beleza! De repente, Fudeu!, Jamille Ghil e Carla Francesca se olham num desespero calmo e, com os microfones ligados, se perguntam: o que que a gente vai fazer? Fico imaginando o ouvinte do outro lado rindo ou puto. Mas, fazer o quê? Quem sabe faz ao vivo e quem não sabe aprende no ao vivo também. E assim temos construído o Vice Verso 2013, o Vice Verso que surge do Nada quando tudo dá errado. Levantar a poeira, modificar o roteiro na hora e seguir lind@s até às 21h.

Outra coisa temos aprendido mais e mais,  fazer Rádio é assim mesmo, não dá pra ficar refletindo muito não, é pensar rápido e arrumar uma solução. Melhor do que isso, é poder contar com Zorzalitos e Carlinha, dois exímios improvisadores que entram na dança e fazem acontecer... mesmo que depois o nosso senso crítico grite em nossos ouvidos dizendo Nossa, que merda de programa! No outro dia, percebemos que nem saem tãooooooo ruins assim.

Domingo, enquanto estávamos no Teatro Universitário assistindo à peça Travessia, uma ouvinte se aproximou da Carla falando que está adorando a nova temporada e confessou morrer de rir com nosso improviso, Está muito divertido. Ufa! Que delícia escutar isso! Acho que estamos encontrando nosso próprio caminho.

Bom, como ficou tudo cagado, não rolou podcast do improviso da semana passada. Só conseguimos apresentar nos 30 minutos finais e somente pela internet. 

Espero que vocês também estejam curtindo. Daqui a pouco, nem vão notar quando o mundo estiver caindo dentro do estúdio..hihihi

Inté a próxima Quarta.

Jamille Ghil


quinta-feira, 4 de abril de 2013

5 Minutos com Danilo Barcelos


No 5 Minutos desta quarta, o comentarista Danilo Barcelos falou do heterônimo Álvaro de Campos, um dos mais famosos de Fernando Pessoa. Poeta futurista que busca pensar a modernidade, a linguagem e as potências nas divisões entre as sensações e o limite que a linguagem impõe a tudo, impedindo-o de "Sentir tudo de todas as maneiras". Se você quiser escutar o comentário do Danilo, clique no link abaixo e desfrute do Pessoa.



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vice Verso Fantasia





O programa Vice Verso desta quarta-feira teve como palavra poética "Fantasia". Em homenagem ao 1° de abril nós passamos pelos temas da invenção, da ficção e é claro, da mentira. O entrevistado da noite foi o doutorando em estudos literários Danilo Barcelos que, escravizado, prestou jornada dupla,  como entrevistado e comentarista do 5 minutos. E no quadro Notícias Extraordinárias, Armando Pala um pouco gripado.. 
Se há desconfiança de que somos uma grande mentira, escute o programa de verdade. Para isso, você precisa ir ao site do programa e clicar no link podcast. Chega mais.

terça-feira, 2 de abril de 2013

5 minutos com Ronald Alves




Ronald Alves é professor, jornalista, atua na área cultural como ator de teatro e é o novo comentarista do quadro 5 minutos, temporada 2013! Na última quarta-feira Ronald comentou sobre a trajetória do Grupo Z de Teatro, que esse ano comemora 15 anos de existência, ressaltando a importância de suas obras, com destaque  para a recente produção. Além disso, atentou para o reflexo do trabalho do grupo para a cena teatral capixaba. Se você quiser escutar esse comentário, acesso o link abaixo e se quiser ler outros comentários de Ronald, acesse o blog pessoal dele, lá você encontra comentários sobre a cena teatral capixababva ( ww.comentariodacena.wordpress.com )







Vice Verso - Militância de Sofá.



Na última quarta-feira, Los Conquistadores del Nada entrevistaram os estudantes Pedro Teixeira e Ton Lupes, e o foco da discussão foi a expressão "militância de sofá", neste viés, debatemos sobre as possibilidade e limitações das ações em rede. Se você quiser saber mais sobre o assunto, entre no nosso site e vá ao link Podcast, lá você pode escutar o programa na íntegra.

Saiba o que tocou no Vice Verso:

AS FRENÉTICAS - A MARCHA DO POVO DOIDO
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - MÃOS DADAS
CRONISTA DO APOCALIPSE - A PRAGA (Bertold Brech - Analfabeto politico)
ILDÁSIO TAVARES - HOMEM COTIDIANO 3 
THIAGO AMUD - MARCHA DOS DESACONTECIMENTOS 
GILBERTO GIL - PELA INTERNET
ILDÁSIO TAVARES - CATARSE 
MUNDO LIVRE SA - COMPUTADORES FAZEM ARTE 
TONO - SAMBA DO BAMBA DO BLACKBERRY