terça-feira, 27 de março de 2012

Vice Verso Ferreira Gullar


No programa Vice Verso dessa última quarta (21), uma homenagem ao poeta Ferreira Gullar. Mas por um acaso ele fez aniversário para merecer essa edição especial? Explico: há quase 4 anos já sabíamos da existência de áudios dele recitando seus próprios poemas, mas na época ainda era impossível ter acesso gratuito a esse material. Graças à camaradagem na rede (sim, ela possibilita que você, querido ouvinte, possa escutar essas maravilhas poéticas - porque se dependesse da compra desse material o Vice Verso nem existiria) conseguimos ter acesso a um disco raríssimo: Antologia Poética Ferreira Gullar (1979), com música de Egberto Gismonti. Olha que maravilha!!! Além disso, no site do Ferreira Gullar também foi possível baixar outros áudios. Resultado: juntamos tudo isso +  Marcos Ramos + Saulo Ribeiro estreiando no quadro 5 Minutos +  o agitador cultural Frabrício Noronha e as Super Programações do Porto de Vitória = link PODCAST no  programaviceverso.com.br.

No Toque de Poesia, um momento Sacaneando o Gullar : edição sobre o concretista Augusto de Campos (muito "querido" por ele).


E vamu que vamu, Riobaldo!

Ferreira Gullar por Validuaté  - Pedaço de Poemas Portugueses 

Validuaté - O Hermeto e o Gullar 

Ferreira Gullar - Arte poética 

Chico Buarque e Fagner – Traduzir-se (poema musicado de Ferreira Gullar)

Ferreira Gulllar – Depoimento

Ferreira Gullar por Paulo José - Nova canção do Exílio

Milton Nascimento - Bela Bela (Poema Sujo, de Ferreira Gullar

Ferreira Gullar - As peras (Poema Sujo, de Ferreira Gullar )

Adriana Calcanhoto – Trenzinho caipira (música de Villa Lobos e poema de  Ferreira Gulla/ Poema Sujo)


Zeca Baleiro - Trova (Aonde Flores)

Ferreira Gullar - Meu povo meu poema

quarta-feira, 21 de março de 2012

Toque de Poesia - Augusto de Campos




Nesta edição do Toque de Poesia, a Prof. Drª Vera Casa Nova apresenta Augusto de Campos, um dos expoentes da poesia concreta brasileira. Ok, como o tema do Vice Verso dessa quarta (21) foi o poeta Ferreira Gullar, colocamos esse Toque de Poesia como um especial "sacaneando o Gullar" ou "Como irritar seu poeta preferido", afinal de contas a relação dele com os concretistas já rendeu muito babado, confusão e gritaria!


O programa Toque de poesia é veiculado diariamente na rádio UFMG Educativa e está passando um temporada aqui no Vice Verso.

Produção e apresentação: Prof.ª Drª. Vera Casa Nova
Direção: Rosaly Senra








5 Minutos com Saulo Ribeiro


No quadro 5 Minutos dessa quarta (21), a estreia do novo comentarista de Teatro do Vice Verso, Saulo Ribeiro, analisando a peça  A Terra Prometida, em cartaz até o final do mês no Espaço Zé . E, na agenta teatral, uma palavrinha sobre a peça "Benjamim".


Atua na área cultural como autor teatral, escritor e produtor cutural. É sócio e gestor da editora Cousa. Destaque para as suas obras teatrais: Cárcere (co-autoria da dramaturgia, Vitória/São Paulo, 2008); Crônica da razão cômica (texto adaptado para o teatro pelo Grupo Vira-Lata, Vitória, 2004); Peroás e Caramurus - Uma saga da Ilha (co-autoria da dramaturgia, Vitória); Elanka (Autoria da dramaturgia. Em fase de montagem.).

Fale com ele
e-mail: sauloribeiro77@gmail.com
facebook: aqui
twitter: aqui



segunda-feira, 19 de março de 2012

Vice Verso 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22


O Programa Vice Verso dessa última quarta (14) entrou no clima  dos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Por todos os lados do país, vários enventos estão celebrando os artistas que deram o pontapé inicial para que as artes brasileiras pudessem se desvincular das amarras do provincianismo metrificado. E, claro, o Vice Verso não poderia ficar de fora dessa festa, né? Ao som de um bom rock n'roll, começamos entrevistando o doutorando em estudos literários & sócio do Vice Verso, Danilo Barcelos. No quadro 5 Minutos,  a estreia de Marcel Martinuzzo, comentarista de literatura feita no Espírito Santo. Ah! Não podemos esquecer do Toque de Poesia especialíssimo sobre os Concretistas.


Para escutar, basta acessar o programaviceverso.com.br, clicar no link PODCAST e apreciar sem moderação!


E vamu que vamu, Riobaldo!
Oswald de Andrade - Canto de regresso à pátria 

Made in Brazil - Paulicéia Desvairada
                                        
Secos e Molhados - O hierofante (Oswald de Andrade)
  
Oswald de Andrade por Décio Pignatari - Manifesto Antropófago 

Caetano Velso - Escapulário (oswald de Andrade)

Mário de Andrade por Jograis de São Paulo - o coco do major

Os mutantes - Top Top 
 
Maria Bethânia e Ferreira Gullar - Salve As Folhas (Mário de Andrade

Mario de Andrade por Paulo Autran - Serra do Rola-Moça

Elza Soares -  Flores Horizontais (Oswald de Andrade)

Oswald de Andrade - Balada do esplanada




5 Minutos com Marcel Martinuzzo


No quadro 5 Minutos dessa última quarta, a estreia de Marcel Martinuzzo, comentarista de literatura feita no Espírito Santo, falando sobre as obras de três jovens escritores da cena literária capixaba: Aline Dias, Daniel Vilela e Leandro Reis.





quinta-feira, 15 de março de 2012

Toque de Poesia - Concretistas

ZEN
Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte de 1922, exibimos o programa Toque de Poesia sobre a vanguarda concretista, herdeira direta do modernista Oswald de Andrade. 
O programa Toque de poesia é veiculado diariamente na rádio UFMG Educativa e está passando um temporada aqui no Vice Verso.

Produção e apresentação: Prof.ª Drª. Vera Casa Nova
Direção: Rosaly Senra

                                                                                                                                    

sábado, 10 de março de 2012

Vice Verso Dia das Mulheres



No Programa ViceVerso desta quarta um especial Dia das Mulheres bem movimentado, afinal de contas iniciamos a nova temporada de 2012! No primeiro bloco, contamos com a participação da poeta Thalita Covre, lançando seu primeiro livro: Cacos de verbos inflamados. No segundo, a socióloga e feminista Ana Lucia Rezende tomou as rédeas da palavra e mandou ver falando sobre os desafios atuais na luta pelos direitos das mulheres. Ainda nesse bloco, estreiamos o programete Toque de Poesia, cujo tema foi a poeta Alice Ruiz.

Ah! Claro,  rolaram também aqueles 5 Minutos com a filósofa CarlaFrancesca, discutindo os desdobramentos do feminismo. 

Perdeu? Faz o seguinte, vá ao programaviceverso.com.br, clique no link Podcast e aprecie sem moderação!

E vamu que vamu, Riobaldo!

Segue a playlist:

Rita Lee – Luz del Fuego 

Adélia Prado por Ana Cristina - Com Licença Poética 

Arnaldo Antunes - Essa Mulher 

Mallu Magalhães - Velha e louca

Ildásio Tavares - Palavra da Fome

Gal Costa – Folhetim 

Bianca Ramoenda – Só

Elisa Lucinda – Mulata exportação

Maria Gadu – Baba

Gilberto Gil - Super-Homem - A Canção

Toque de Poesia - Alice Ruiz

                                     
O Vice Verso ultrapassou fronteiras e foi lá nas Minas Gerais investigar outros projetos com o mesmo objetivo que o nosso: espalhar a poesia pelas ondas das rádios universitárias! Nessas andanças, descobrimos o Toque de Poesia, um programa diário dirigido por Rosaly Senra, apresentado & produzido pela professora Vera Casa Nova, da Faculdade de Letras da UFMG, e veiculado pela Rádio UFMG Educativa.
Professora Vera Casa Nova 
Agora, durante os próximos 3 meses, nossos queridos ouvintes receberão um toque mineiro de poesia! Fique ligado, todas as quartas, a partir das 20h, na Universitária FM 104.7. 
Como no último Vice Verso homenageamos as Mulheres, nada melhor do que um toque de  Alice Ruiz. Escute aí! 

 

sexta-feira, 9 de março de 2012

5 Minutos com Carla Francesca

Um dia antes do dia internacional da mulher os desdobramentos do feminino são (re)discutidos. Partindo de Eva e esbarrando em Tati Quebra-Barraco, a reflexão ressalta o que as une quando o assunto é a emancipação feminina. As posturas ativa e passiva, a formação de uma identidade feminina perpassada por violações. A vontade de ser.
Resta ainda a "insolúvel" pergunta freudiana: que quer uma mulher?




                                                
Carla Francesca é poeta do caos e da candura. Exploradora inveterada das dimensões do gozo, pesquisa o feminino no projeto PARTHOS. Hiperativa, participa como letrista no grupo Pó de Ser Emoriô e no núclero criativo O que ainda não foi, além de dedicar o tempo cativo ao ensino de filosofia. Faz isso tudo e bebe pouquíssima água.

terça-feira, 6 de março de 2012

Promoção: Clarice Lispector, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres



Como presente de Dia das Mulheres o Seboro Oroboros oferece uma das obras mais admiradas & admiráveis de Clarice Lispector, Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Para levar essa leitura pro resto da vida, escute o Programa Vice Verso, quarta-feira (07), a partir das 20h, na Universitária FM 104.7 . Ligue para 3335 7913 no horário do programa e participe dessa promoção!

Seguem abaixo trecho & trilha sonora eleitos por Don Nihil para melhor apreciação da obra.

“...sentou-se para descansar e em breve fazia  de conta que ela era uma mulher azul porque o crepúsculo mais tarde talvez fosse azul, faz de conta que fiava com fios de ouro as sensações, faz de conta que a infância era hoje e prateada de brinquedos, faz de conta que uma veia não se abria e faz de conta que dela não estava em silêncio alvíssimo escorrendo sangue escarlate, e que ela não estivesse pálida de morte mas isso fazia de conta que estava mesmo de verdade, precisava no meio do faz de conta falar a verdade de pedra opaca para que contrastasse com o faz de conta verde-cintilante, faz de conta que amava e era amada, faz de conta que não precisava morrer de saudade, faz de conta que estava deitada na palma transparente da mão de Deus, não Lóri mas o seu nome secreto que ela por enquanto ainda não podia usufruir, faz de conta que vivia e não estivesse morrendo pois viver afinal não passava de se aproximar cada vez mais da morte, faz de conta que ela não ficava de braços caídos de perplexidade quando os fios de ouro que fiava embaraçavam e ela não sabia desfazer o fino fio frio, faz de conta que ela era sábia bastante para desfazer os nós de corda de marinheiro que lhe atavam os pulsos, faz de conta que tinha um cesto de pérolas só para olhar a cor da lua pois ela era lunar, faz de conta que ela fechasse os olhos e seres amados surgissem quando abrisse os olhos e úmidos de gratidão, faz de conta que tudo o que tinha não era faz de conta, faz de conta que se descontraía o peito e uma luz douradíssima e leve a guiava por uma floresta de açudes mudos e de tranqüilas mortalidades, faz de conta que ela não era lunar, faz de conta que ela não estava chorando por dentro - pois agora mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado; ela saíra agora da voracidade de viver. Lembrou-se de escrever a Ulisses contando o que se passara, mas nada se passara dizível em palavras escritas ou faladas, era bom aquele sistema que Ulisses inventara: o que não soubesse ou não pudesse dizer, escreveria e lhe daria o papel mudamente,  mas dessa vez não havia sequer o que contar.

               

segunda-feira, 5 de março de 2012

Por favor, 5 Minutos de vossa atenção.

Agora o ano está começando no Brasil e com ele a Nova Temporada do Programa Vice Verso 2012 (o último ano de nossas vidas, segundo D. Nihil)! Enquanto vocês, estimados ouvintes, estavam curtindo as férias e as maravilhas do verão (sim, eu espero que sim, pois a gente trabalha pra viver e não o contrário) eu , Jamille Ghil, virava cambalhotas pra executar o como continuar o programa após a saída de Ítalo Galiza. E, graças aos colaboradores Ofhetlia Raquel Lemos (Arte) , Mike Figueiredo (Assessoria de imprensa) e Cleyton Neves (Produção de áudio) continuaremos preenchendo suas noites de quarta com muita música e poesia na rádio Universitária FM 104.7.
Além desses colaboradores, o Vice Verso conta com outro time de palavra: a cada semana um comentarista diferente  deixa sua ideia no quadro de maior sucesso do programa. Preparem-se para passar 5 Minutos preciosos com Saulo Ribeirto falando sobre Teatro, Marcel Martinuzzo e a Literatura feita no Espírito Santo, a Filosofia de Carla Francesca e, continuando nesta temporada, João Paulo Oleare comentando sobre Música.


Olhos no perfil deles: 
Saulo Ribeiro - comentarista de Teatro
Atua na área cultural como autor teatral, escritor e produtor cutural. É sócio e gestor da editora Cousa. Destaque para as suas obras teatrais: Cárcere (co-autoria da dramaturgia, Vitória/São Paulo, 2008); Crônica da razão cômica (texto adaptado para o teatro pelo Grupo Vira-Lata, Vitória, 2004); Peroás e Caramurus - Uma saga da Ilha (co-autoria da dramaturgia, Vitória); Elanka (Autoria da dramaturgia. Em fase de montagem.).

Fale com ele
e-mail: sauloribeiro77@gmail.com
facebook:
aqui
twitter: aqui

Carla Francesca - comentarista de filosofia
Carla Francesca é poeta do caos e da candura. Exploradora inveterada das dimensões do gozo, pesquisa o feminino no projeto PARTHOS. Hiperativa, participa como letrista no grupo Pó de Ser Emoriô e no núclero criativo O que ainda não foi, além de dedicar o tempo cativo ao ensino de filosofia. Faz isso tudo e bebe pouquíssima água.

Fale com ela
e-mail: carlafsena@hotmail.com
Facebook: aqui 
Marcel Martinuzzo - comentarista de Literatura feita o Espírito Santo.
Marcel Martinuzzo é de 1989. Estudou Comunicação Social na Ufes e atualmente mora em Vitória. É inquieto, curioso e sempre foi dado a prazeres estranhos como leitura e maracujá puro. Costuma estar inteirado sobre a literatura daqui porque tem muita gente boa metida nisso. Diz que gosta de escrever, mas não de descrever (principalmente a si mesmo). A verdade é que ele não sabe.
Fale com ele
e-mail: marcel.bm3@gmail.com
Facebook: aqui


João Paulo Oleare - comentarista de música
Ele entrou para o Vice Verso no final do ano passado e continuará na equipe nessa temporada de 2012. João Paulo Gomes Oleare é estudante de Jornalismo, radialista e pesquisador de música e cibercultura. Apresenta e produz o programa Clube da Boa Música, na Universitária FM 104.7. 

Fale com ele
e-mail: jpaulo_oleare@hotmail.com
Facebook: aqui


Gostou? Então, não se esqueça de sintonizar na 104.7, quarta-feira, a partir das 20h e comece o ano passando 5 Minutos filosofando com Carla Francesca. Escutem também pelo universitariafm.com.br 

sábado, 3 de março de 2012

5 Minutos com Moysés Nascimento


Você já parou para pensar na história do palco? Nos 5 Minutos com Moysés Nascimento, você fica sabendo como foram as modificações sofridas por esse elemento cênico ao longo da história do teatro.







Moisés Nascimento é graduado e Mestrando em Letras pela UFES. Compositor, músico e professor de literatura. Atualmente é colaborador do Portal Yah! com do blog Fragmentos na Ribalta.
fale com ele: moyseshoots@gmail.com

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vice Verso Música e Poesia


 No Programa Vice Verso dessa quarta (29) o tema foi Música e Poesia! Engana-se quem pensa que o talento de dialogar essas duas expressões artísticas no contexto brasileiro ficou a cargo somente de Vinícius, Caetano, Chico, Milton, Maria Bethânia e tantos outros. Produções recentes demonstram que nossos jovens compositores (e alguns nem tão jovens assim na cena musical, como Arrigo Barnabé e Márcio Faraco, que constam na playlist)  aprenderam bem a lição com a velha guarda e têm produzido trabalhos originais, seguindo em frente com essa aproximação tão peculiar à nossa canção popular.

Bom, vale ressaltar que não respondemos à velha, infindável e irrespondível questão sobre a diferença entre letra e poema, pois, melhor do que ficar discutindo isso em apenas uma horinha de Vice Verso, é ser comovido pela beleza dessa simbiose, perceber como ela se dá atualmente e apreciar sem moderação (seguindo o conselho de Adriana Calcanhoto)!

O programa está disponível no www.programaviceverso.com.br, no link PODCAST.

E vamu que vamu, Riobaldo!

Segue a playlist:

Criolo - Bogotá

Validuaté - O Hermeto e o Gullar (participação de Lirinha)

Arrigo Barnabé - Poema em linha reta [Balada do Ratão]

 Otto - Meu Mundo (participação de Lirinha)

 Wado e o realismo fantástico - Ode à Maldade

Zélia Ducan - Duas Namoradas

 Léo Cavalcanti – Soldado
 
Cronista do Apocalipse x Álvaro Campos (por Álvaro José) – Tabacaria 

Pedro Luís e a parede - Tudo vale a pena

Maria Rita - Veja bem meu bem 

Márcio Faraco -  O Guardador de Rebanhos

Criolo e ChicoBuarque – Cálice

Criolo - Não existe amor em SP