domingo, 27 de setembro de 2009

No princípio era o verso - a origem de tudo

Era uma vez um menino apaixonado por rádio. Ele adorava imitar locutores e mandar recados para ouvintes imaginários no estilo rádio AM. O menino cresceu, entrou para faculdade e teve a oportunidade de participar de um programa na rádio Universitária FM junto com outros 3 universitários. Era a hora de desligar a TV e aumentar o som, o Bandejão 104.7 estava no ar. Mas esses jovens não queriam só comida. Eles também queriam diversão e arte. Cada um teve o espaço para criar e fugir das batidas que já tocavam. Então, o menino apaixonado por rádio pensou, pensou, pensou. Ele queria algo ousado, diferente. Ele queria experimentar. Por que não tocar poesia no rádio? Já que na Antiguidade a palavra poética era palavra cantada, palavra para ser recitada. Mas será? Será que vai dar certo? O menino arriscou. Nasceu o Vice Verso. Um especial de 30 min dentro do Bandejão. Mas ainda faltava um tempero para engrossar o caldo. E dizem que em Minas os temperos são poderosos. E sabedoria popular não engana. Direto da terra do pão de queijo apareceu uma menina. Ela nascera no ES, mas estava um tempo por lá. Mas voltou pra fazer o quê? Ela não passava de uma menina apaixonada pela palavra e com o desejo de levar poesia para as pessoas. Opa, mas não é isso que o menino apaixonado por rádio também quer? E nas estrofes do cotidiano, eles se esbarraram no verso da experimentação. Foi tipo queijo e goiabada. Casamento perfeito. O menino apaixonado por rádio dividiu o seu sonho com a menina apaixonada pela palavra. O sonho de misturar música e poesia no rádio ganhava mais força. O Programa Vice Verso amadureceu. Foi da poesia urbana do Rap à poesia erudita de Machado de Assis. O Vice Verso passou os limites do rádio e chamou a atenção da mídia nas terras capixabas. O terrorismo poético do menino e da menina chegou até A Gazeta. E ecoou por outras mídias. O sonho deles cresceu, passando a ter, desde de agosto de 2009, uma hora de duração, toda quarta-feira.

O menino e a menina estão com fome de poesia e música. E estão longe de estarem satisfeitos. Para eles, Vitória é um ovo e o que eles mais querem é chocar. E isso é só o começo.



Ítalo Galiza. O menino apaixonado por rádio.



Jamille Ghil. A menina apaixonada pela palavra.

Um comentário:

  1. Parabéns!!!O Brasil precisa de mais jovens assim; com bom gosto para música, leitura e escrita. É pena, uma população tão numerosa e ainda são poucos que têm acesso ou gosto pela leitura; ou muitas vezes preferem algo mais "popular".

    ResponderExcluir