quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tudo vale a pena


Poesia e música conversam. Uma pode fazer versão da outra. E vice-versa. Você consegue imaginar uma relação entre Fernando Pessoa, Pedro Luís e a Parede, MV Bill e Fernanda Abreu? O Vice Verso consegue. E um verso une toda essa gente: Tudo vale a pena.

Para Fernando Pessoa, no poema Mar Português, "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
E na música Tudo vale a pena, Pedro Luís e a Parede rebate com "Tudo vale a pena sua alma não é pequena".

E o MV Bill e a Fernanda Abreu? Bom, vale a pena ouvir a versão dessa música na voz deles.







domingo, 27 de setembro de 2009

No princípio era o verso - a origem de tudo

Era uma vez um menino apaixonado por rádio. Ele adorava imitar locutores e mandar recados para ouvintes imaginários no estilo rádio AM. O menino cresceu, entrou para faculdade e teve a oportunidade de participar de um programa na rádio Universitária FM junto com outros 3 universitários. Era a hora de desligar a TV e aumentar o som, o Bandejão 104.7 estava no ar. Mas esses jovens não queriam só comida. Eles também queriam diversão e arte. Cada um teve o espaço para criar e fugir das batidas que já tocavam. Então, o menino apaixonado por rádio pensou, pensou, pensou. Ele queria algo ousado, diferente. Ele queria experimentar. Por que não tocar poesia no rádio? Já que na Antiguidade a palavra poética era palavra cantada, palavra para ser recitada. Mas será? Será que vai dar certo? O menino arriscou. Nasceu o Vice Verso. Um especial de 30 min dentro do Bandejão. Mas ainda faltava um tempero para engrossar o caldo. E dizem que em Minas os temperos são poderosos. E sabedoria popular não engana. Direto da terra do pão de queijo apareceu uma menina. Ela nascera no ES, mas estava um tempo por lá. Mas voltou pra fazer o quê? Ela não passava de uma menina apaixonada pela palavra e com o desejo de levar poesia para as pessoas. Opa, mas não é isso que o menino apaixonado por rádio também quer? E nas estrofes do cotidiano, eles se esbarraram no verso da experimentação. Foi tipo queijo e goiabada. Casamento perfeito. O menino apaixonado por rádio dividiu o seu sonho com a menina apaixonada pela palavra. O sonho de misturar música e poesia no rádio ganhava mais força. O Programa Vice Verso amadureceu. Foi da poesia urbana do Rap à poesia erudita de Machado de Assis. O Vice Verso passou os limites do rádio e chamou a atenção da mídia nas terras capixabas. O terrorismo poético do menino e da menina chegou até A Gazeta. E ecoou por outras mídias. O sonho deles cresceu, passando a ter, desde de agosto de 2009, uma hora de duração, toda quarta-feira.

O menino e a menina estão com fome de poesia e música. E estão longe de estarem satisfeitos. Para eles, Vitória é um ovo e o que eles mais querem é chocar. E isso é só o começo.



Ítalo Galiza. O menino apaixonado por rádio.



Jamille Ghil. A menina apaixonada pela palavra.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Versos cariocas


O Vice Verso desta semana faz um passeio pelas paixões, poesias, músicas e boemias de Vinícius de Moraes, trazendo também outros grandes intérpretes, como Tom Zé, Los Hermanos, Bebel Gilberto, Fernada Takai, entre outros.

No quadro Geléia Geral teremos a presença da atriz e diretora Margareth Galvão e do ator Higor Campagnaro. Eles farão uma performance dramática de um trecho da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius.

Imperdível! Não vai dar para ouvir no rádio? Então ouça pelo site.
É hoje, às 20h, na Universitária FM 104.7

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Qual o lugar da poesia?

Pergunta difícil? Para o Sérgio Sampaio não. Sabe por quê? Porque ele sabia observar. Ainda não entendeu? Tudo bem, Sérgio Sampaio era músico, compositor, poeta, gênio e é uma inspiração para o Vice Verso. Saiu de Cachoeiro de Itapemirim (aham, ele é capixaba) para levar sua poesia para o Brasil. Ele colocou o bloco na rua e falou pra todo mundo que "lugar de poesia é na calçada". E o Vice Verso acredita. Você não acredita? Então olhe a sua volta. A poesia está aí, na calçada, nas ruas...soltas em qualquer lugar. Ouça, enxergue, observe.

Foi o que ele fez:



Veja a letra.

Primeiros versos

O Programa Vice Verso segue as ondas do rádio e chega à internet. Já passou da hora de termos um blog. Aqui será mais um espaço de música, poesia, experimentação, performances e bate-papo poético. Do rádio para o blog, do ritmo à palavra. Aqui é livre. O verso é nosso! Sejam bem-vindos!



Mundo controverso
na voz do eleito
o aplauso diverso
mantém o respeito
Do avesso o vice
E vice-versa
O vice versa?
O vice conversa
que é o inverso do verso
que versa o vice
o vice não versa
o vice é verso
Vice Verso
Vice Verso

Ítalo Galiza