quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Oração

De repente, chegam ao estúdio Caetano Monteiro, Rafael Darrouy, Conrado Segal, Aline Hrasko & Samihr, Carla Francesca e, nos últimos minutos antes de entrarmos no ar, Don Nihil. O programa que quase não teria convidados foi preenchido como naqueles raros encontros em que todos os seus grandes amigos, sem combinar, resolvem aparecer. O que nos uniu foi a Oração, palavra poética da noite (13/11).
 
Conrado Segal, Aline Hrasko, Caetano Monteiro, Jamille Ghil, Carla Francesca e Rafael Darrouy.
Cadê o Don Nihil?
Unir palavra e ato foi o nosso desafio poético da noite: resgatar a dimensão espiritual da poesia, falando com sinceridade sobre a relação entre experiência artística e espiritual. De um lado, Caetano Monteiro representando o Santo Daime; do outro, Conrado Segal aplicando Reiki  e, pra fechar o ciclo, Aline Hrasko cantando ao violão. Ah! Não se pode esquecer das intervenções poéticas do Don Nihil! Veja só o nível de concentração da galera! 
 
 
No quadro 5 Minutos, tivemos a participação de O Ciclista Capixaba, Rafael Darrouy, falando, sem cortes, sem censura, sobre a implantação do Bike GV. Ao contrário das entrevistas editadas que saíram nos veículos de comunicação locais, Rafael aborda também os pontos negativos dessa iniciativa.
 
Se você perdeu o programa, mas gostaria de escutá-lo, basta clicar aqui para sentir essa energia. Temporariamente, não estamos publicando no nosso site, programaviceverso.com.br. Para escutar as edições anteriores, faça um tour pelo link PROGRAMAS do www.universitariafm.ufes.br
 
 Segue a playlist:

Funk como le gusta - Entrando na sua
Gilberto Gil - tempo só
Maria Bethânia - Oração de Fernando Pessoa
Chico César - Deus me proteja de mim
Aline Hrasko - Se eu quiser falar com Deus (ao vivo)
Fernando Pessoa por Maria Bethânia - Nossa Senhora do Silêncio
Os Tincoãs - Obaluaê
Zé Moreira e Robertinho da Silva - Oração Jorge da Capadócia

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Jingle




No Vice Verso desta quarta, nossa palavra poética foi Jingle, um tipo de mensagem publicitária musical cujo objetivo é vender ou divulgar um produto. Por ter ritmo, rimas e , às vezes, até mesmo métrica, esse gênero aproxima-se muito da poesia. Um exemplo bacana dessa aproximação é o primeiro jingle brasileiro, três quadras em ritmo de fado feito para a Padaria Bragança, em 1932:
 
Oh, padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança, não me traga outro pão que não seja o pão Bragança;/ 
Pão inimigo da fome. Fome inimiga do pão, enquanto os dois não se matam, a gente não fica na mão;/
De noite, quando me deito e faço a oração, peço com todo o respeito que nunca me falte o pão".
Fernando Zorzal, Jamille Ghil, Carlos Papel, Sete Linhas e Carla Francesca
Pra compor nossa conversa, contamos com a presença do músico e compositor Carlos Papel, autor do  mais popular & antigo jingle veiculado no rádio capixaba: Supermercados Perim! Aha! Aposto que você lembrou! Já na playlist poética, Emmanuel Sete Linhas mandado recado. Pra finalizar, aqueles 5 Minutos com Ronald Alves, comentarista de teatro, falando sobre os poucos & precários espaços destinados às artes cênicas aqui no Espírito Santo.
Se você perdeu o programa, se entristeça não. Ele está disponível aqui no site da Universitária FM 104.7